Ementas

1º Semestre

  • Educação a Distância (64 horas):

    Apresentação e Ambientação no Solar; Introdução em EAD; Autonomia em EAD; Tecnologia da Informação e Comunicação em EAD; A Educação Baseada na Web.

  • Introdução à Linguística (64 horas):

    Estudo do objeto e conceitos básicos da linguística, tendo em vista a história das idéias linguísticas, tendências atuais, métodos e procedimentos de análise.

  • Teoria da Literatura I (64 horas):

    Exame do texto literário como entidade discursiva resultante de um entrecruzamento de linguagens. Estudo de questões referentes às conceituações de Literatura e de Teoria da Literatura.

  • Língua Portuguesa: Fonologia (64 horas):

    Estudo do sistema fonológico do Português, de sua realização fonética e sua relação com o sistema ortográfico.

  • Língua Estrangeira para fins específicos I (64 horas):

    Desenvolvimento das estratégias e habilidades de leitura e dos aspectos linguístico-textuais através de textos autênticos em língua inglesa de complexidade elementar e intermediária.

2º Semestre

  • Leitura e Produção de Texto Acadêmico (64 horas):

    Compreensão e Produção de textos acadêmicos na perspectiva da metodologia científica e da análise de gêneros.

  • Teoria da Literatura II (64 horas):

    Estudo das doutrinas formadoras do conceito de gêneros literários; reflexão sobre teorias críticas que orientem a leitura investigativa do texto de feição literária.

  • Língua Portuguesa: Vocábulo (64 horas):

    Estudo do vocábulo em língua portuguesa considerando processos de criação lexical, estruturação mórfica e articulação morfossintática nas diversas situações de uso.

  • Latim I: Língua e Cultura (64 horas):

    Domínio das estruturas gramaticais latinas e seu funcionamento como fundamento das línguas românicas, máxime o português. Tradução de textos latinos com dificuldade gradual. Textos de Cultura Romana.

3º Semestre

  • Latim II: Língua e Cultura (64 horas):

    Domínio das estruturas gramaticais latinas e seu funcionamento como fundamento das línguas românicas, máxime o português. Tradução de textos latinos com dificuldade gradual. Textos de Cultura Romana.

  • Língua Portuguesa: Frase (64 horas):

    Estudo dos aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos da frase em língua portuguesa: elementos constitutivos, relações e processos de construção, estrutura informacional.

  • Literatura Brasileira I (64 horas):

    Estudo da Literatura Brasileira compreendendo as origens, o Barroco, o Arcadismo e o romantismo em seus aspectos históricos, formais e sócio-culturais.

  • Lingüística: Formalismo (64 horas):

    Estudo do formalismo em linguística: pressupostos teórico-metodológicos, vertentes e possibilidades de aplicação à descrição e à análise linguística.

4º Semestre

  • Língua Portuguesa: Texto e Discurso (64 horas):

    Estudo dos processos e estratégias de textualização na construção do sentido do texto/discurso.

  • História da Língua Portuguesa (64 horas):

    Estudo da origem, da expansão e dos processos de mudança da Língua Portuguesa sob o ponto de vista diacrônico, considerando aspectos fonológicos, morfossintáticos e pragmático/discursivos.

  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência (64 horas):

    Concepções básicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano. Conceito e características da adolescência. Desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo. Crises na adolescência. Fatores psicológicos no processo ensino/aprendizagem: percepção, atenção, motivação, memória e inteligência. Distúrbios na aprendizagem. Avaliação da Aprendizagem.

  • Filologia Românica (64 horas):

    Morfossintaxe latina: análise morfológica e sintática. A sintaxe do período: coordenação e subordinação. Construções sintáticas típicas: ablativo absoluto, acusativo com infinitivo, emprego do gerundivo. Leitura e comentários de textos originais de Literatura Latina. Leitura informativa referente à Cultura Romana.

  • Literatura Portuguesa I (64 horas):

    Estudo da Literatura Portuguesa que compreende os seguintes períodos literários: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Barroco.

5º Semestre

  • Lingüística: Funcionalismo  (64 horas):

    Estudo do Funcionalismo em Lingüística: pressupostos teórico-metodológicos, vertentes e possibilidades de aplicação à descrição e à análise da linguística.

  • Estudos Sócio-históricos e Culturais da Educação (64 horas):

    Conceitos fundamentais à Sociologia, História e Antropologia para a compreensão da relação entre Educação e Sociedade. A interdisciplinaridade do pensamento pedagógico. Multiculturalismo e políticas educacionais de ação afirmativa.

  • (Disciplina Opcional III) (32 horas)

  • Literatura Brasileira II (64 horas):

    Estudo da Literatura Brasileira, compreendendo os autores do Realismo-Naturalismo, do Parnasianismo e do Simbolismo.

  • Literatura Portuguesa II (64 horas):

    Estudo da Literatura Portuguesa compreendendo os fundamentos teóricos, estéticos, e as principais obras dos autores que fizeram o Arcadismo, o Romantismo e o Realismo em Portugal.

6º Semestre

  • Estrutura, Política e Gestão Educacional (64 horas):

    A Educação no contexto sócio, econômico, político, histórico e legal brasileiro; Conceito de Sistema e organização escolar – o Sistema Educacional Brasileiro; A legislação educacional; As políticas públicas para a educação; Gestão educacional; Financiamento da educação; Formação do profissional da educação; A estrutura e a política para a educação no Estado do Ceará.

  • Literatura Portuguesa III (64 horas):

    Estudo da Literatura Portuguesa, em especial do Simbolismo, Saudosismo e Modernismo (Futurismo, Orfismo, Presencismo, Regionalismo, Romance Social) compreendendo as obras e os autores mais significativos dos movimentos indicados.

  • Literatura Brasileira III (64 horas):

    Estudo da Literatura Brasileira, abrangendo o Pré-Modernismo e Modernismo: décadas de 1920 e 1930.

  • Linguística de Texto (64 horas):

    Estudo dos diferentes fatores que intervêm na organização textual-discursiva, com ênfase nos aspectos sócio-cognitivos e interacionais, nos processos de referenciação, nos fatores de textualidade, nos tipos de texto e nos gêneros do discurso.

7º Semestre

  • Literatura Brasileira IV (64 horas):

    Estudo crítico-analítico da literatura brasileira, no período que se inicia com a geração de 45 e se estende à contemporaneidade em seu contexto histórico-cultural.

  • Literatura Portuguesa IV (64 horas):

    Estudo que compreende a leitura e a análise das principais obras narrativas, líricas, críticas, ensaísticas e teatrais, de autores portugueses contemporâneos integrantes do Neo-Realismo e do Surrealismo, e daqueles que protagonizam a literatura nos dias em curso.

  • Semântica (64 horas):

    Estudo das abordagens, dos modelos e das teorias explicativas do significado, enfatizando as principais teorias semânticas, tendências atuais, métodos e procedimentos de análise.

  • Didática I (64 horas):

    Educação e Didática na Realidade Contemporânea: O Professor, O Estudante e o Conhecimento; A Natureza do trabalho Docente; Concepções de Ensino; A Sala de Aula e seus Eventos; Planejamento e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem.

8º Semestre

  • Estágio em Ensino de Leitura (64 horas):

    Estudo dos processos e mecanismos sócio-cognitivos, interacionais e linguísticos, para a formação do leitor e para o desenvolvimento da prática pedagógica da leitura, envolvendo a observação de aulas na escola.

  • Estágio em Ensino de Linguagem Oral e da Linguagem Escrita (64 horas):

    Estudos das concepções de produção oral e escrita: aspectos sócio-cognitivos, interacionais e linguísticas suas implicações pedagógicas envolvendo a observação de aulas na escola.

  • Estágio em Ensino de Análise Linguística (64 horas):

    Estudo dos elementos linguísticos da língua portuguesa, de suas relações e funções na diversidade textual e suas aplicações envolvendo a observação de aulas na escola.

  • Estágio Supervisionado em Literatura I (64 horas):

    Fundamentos históricos, culturais, estéticos e pedagógicos para a metodologia do ensino de Literaturas de Língua Portuguesa (níveis Fundamental II e Médio) e preparação, aplicação e análise de resultados de pesquisas sobre o ensino de Literaturas de Língua Portuguesa.

9º Semestre

  • Língua Brasileira de Sinais (Libras) (64 horas):

    Aspectos históricos, linguísticos e neurológicos da Língua Brasileira de Sinais e suas relações com a educação dos surdos. Cultura e identidades surdas. Uso do espaço. Alfabeto datilológico. Números. Classificadores. Verbos. Uso de expressões faciais gramaticais. Frases declarativas, afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em LIBRAS.

  • Estágio em Ensino de Literatura de L. Portuguesa I (96 horas):

    Fundamentos históricos, culturais, estéticos e pedagógicos para a metodologia do ensino de Literaturas de Língua Portuguesa (níveis Fundamental II e Médio).

  • Estágio em Ensino de Língua Portuguesa (96 horas):

    Planejamento e prática de atividades de aplicação dos conhecimentos e procedimentos técnico-pedagógico ao ensino da língua portuguesa no ensino fundamental e no ensino médio em articulação com os parâmetros curriculares nacionais e o projeto pedagógico da escola.

Disciplinas Optativas

  • (A SEREM OFERTADAS AO LONGO DO SEMESTRE)