Ementas

1º Semestre

  • Filosofia da Educação I (64 HORAS)

    O saber filósofico e a educação. O conhecimento, a ética e a estética na pespectiva filosófica. Experiência e linguagem. Educação e valores.

  • Escola, Cultura e Sociedade: Abordagem Sociocultural e Antropológica I (64 HORAS)

    Função social da escola. O conceito de cultura em nossa sociedade e as relações de poder, Cultura, sociedade e diversidade. Relações entre escola, cultura e sociedade. A cultura escolar.

  • Educação a Distância (64 HORAS)

    Apresentação e Ambientação no Solar; Introdução em EAD; Autonomia em EAD; Tecnologia da Informação e Comunicação em EAD; A Educação Baseada na Web.

  • Língua Portuguesa: Produção Textual (64 HORAS)

    Linguagem e comunicação; Textos jornalísticos; Textos de Informação científica; Textos instrucionais; Textos epistolas; Textos publicitários.

  • Seminário Integrador I (32 HORAS)

    Trabalho grupal no Círculo Reflexivo Biográfico: narrativas sobre práticas e vivências ao longo da vida. Interpretação das experiências com apoio das abordagens teóricas desenvolvidas no semestre. Elaboração da Biografia Educativa.

2º Semestre

  • Filosofia da Educação II (64 HORAS)

    Críticas à razão na Modernidade. Contribuições de filósofos modernos e contemporâneos para a educação. Filosofia para crianças e jovens.

  • Pesquisa e Prática Pedagógica I: Metodologia da Pesquisa Científica (64 HORAS)

    A produção científica na univeridade. Exercício teórico-prático de acesso a fontes de informação e de elaboração de relatório. O uso da biblioteca e da internet na exploração de documentação Bibliográfica e de outras fontes. Diretrizes para a interpretação de textos. Noções sobre método de pesquisa.

  • Escola, Cultura e Sociedade: Abordagem Sociocultural e Antropológica II (64 HORAS)

    Contribuições da Sociologia e da Antropologia das temáticas que desafiam a escola hoje: violências, igualdade/diferença, princípio de comunidade, exclusão e discriminação. A escola e as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs).

  • Psicologia da Educação I: Desenvolvimento e Aprendizagem na Infância (64 HORAS)

    Processos de subjetivação na Infância. Principais características da cognição humana. Bases epistemológicas de teorias da gênese e do desenvolvimento da cognição. A dimensão desejante. (psicodinâmica) do ser humano.

  • Seminário Integrador II (32 HORAS)

    Aprofundamento das reflexões biográficas integrando as abordagens teóricas desenvolvidas no semestre. Análise do projeto pedagógico do Curso de Pedagogia Semipresencial com foco na discurssão sobre a função social do pedagogo.

3º Semestre

  • Psicologia da Educação II: Desenvolvimento e Aprendizagem na Adolescência (64 HORAS)

    Subjetivação da infância á adolescência. Mutações recentes nas sociedades contemporâneas e seus efeitos nos processos e políticas de subjetivação da adolescência. Temas desafiadores á psicologia da adolescência. O desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social do adolescente. Fatores influenciadores (biológicos e sociais) e regulação do desenvolvimento nos períodos.

  • História da Educação e da Pedagogia (64 HORAS)

    História da educação comparada e perspectivas históricas, desde a antiguidade clássica até a contemporaneidade. A história das idéias pedagógicas ocidentais, com ênfase nos discursos sobre a formação dos indivíduos e dos sistemas de ensino, entre os séculos XVI e XX. Elementos de história da África e das discurssões étnico-raciais na educação brasileira.

  • Educação em Direitos Humanos (64 HORAS)

    Direitos Humanos, democratização da sociedade, cultura de paz e cidadanias. O nascituro, a criança e o adolecente como sujeitos de direito: pespectiva histórica e legal. O ECA e a rede de proteção integral. Educação como direitos humanos na escola: princípios orientadores e metodologias. O direito á educação como direito humano potencializador de outros direitos. Movimentos, instituições e redes em defesa á educação. Igualdade e diversidade: direitos sexuais, diversidade religiosa e diversidade étnica. Os direitos humanos de crianças e de adolecentes nos meios de comunicação e nas mídias digitais.

  • Língua Brasileira de Sinais (Libras) (64 HORAS)

  • Seminário Integrador III (32 HORAS)

    Levantamento e reflexão sobre a situação de crianças e adolecentes no município a partir das abordagens teóricas desenvolvidas no semestre.

4º Semestre

  • Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (64 HORAS)

    Noções básicas de legislação educacional. Educação e sistemas educativos. Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nos contextos sócio-político, econômico e cultural brasileiros e cearences. A legislação da educação básica: estrutura, gestão e processo ensino-aprendizagem.

  • Educação e Tecnologias da Comunicação e da Informação (48 HORAS)

    Tecnologias para a educação. Conceitos e práticas de colaboração e cooperação. Virtual x real. Conhecimento x informação. As redes e as comunidades virtuais. Mapas conceituais. Páginas para web. A informatização da sociedade; definição, campo, e métodos da informática educativa; Tendências atuais da informática educativa; Diferentes usos do computador na educação: tipos de software educativo. A informática na educação básica. Introdução ao uso do computador como ferramenta no ensino de áreas específicas de conhecimento.

  • Didática Geral (96 HORAS)

    Sociedade e Educação Escolar. O papel da didática na formação do educador. O processo ensino aprendizagem e as exigências e emancipação humana. Os desafios do cotidiano da sala de aula. Planejamento, execução e avaliação do ensino aprendizagem.

  • Educação Infantil (64 HORAS)

    Infância e educação: concepções, políticas e práticas. Educação Infantil no contexto contemporâneo: características e legislação. A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais.

  • Seminário Integrador IV (32 HORAS)

    Planejamento, execução e avaliação da Intervenção Escolar e Comunitária voltada para a defesa e para a promoção dos direitos da criança e do adolescente, de acordo com as necessidades levantadas.

5º Semestre

  • Prática Pedagógica na Educação Infantil (64 HORAS)

    Especificidades do trabalho docente na Educação Infantil. Conhecimento e análise crítica de diferentes contextos institucionais de cuidado e de educação de crianças pequenas.

  • Educação Especial (64 HORAS)

    Educação especial no contexto da sociedade e da escola pública brasileiras. Políticas e desafios atuais. Características do aluno com deficiência sensorial, mental, motora e/ou outras dificuldades no desenvolvimento. Singularidades dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem e suas implicações educacionais.

  • Política Educacional e Gestão Escolar (64 HORAS)

    O Estado e suas formas de intervenção social. Políticas públicas no Estado capitalista. Política educacional como política social. Eixos definidores e relações de poder nas políticas educacionais contemporâneas no Brasil. Currículo nacional e avaliação. Centralização, descentralização e participação social. O financiamento da educação brasileira: recursos, fontes e formas de operacionalização. Gestão escolar e qualidade na escola. Projeto Pedagógico da escola.

  • História da Educação Brasileira e Cearense (64 HORAS)

    Educação brasileira e cearense na colônia e no império. Tradicionalismo e modernidade na educação republicana. Movimentos renovadores na educação cearense e o papel da Escola Normal. Aspectos da história local: principais instituições, acontecimentos e personalidades.

  • Seminário Integrador V (32 HORAS)

    Mapeamento e reflexão sobre a ação da escola e do município na educação infantil. Ações da gestão escolar para uma educação inclusiva.

6º Semestre

  • Pesquisa e Prática Pedagógica II: Introdução à Pesquisa Educacional (48 HORAS)

    A pesquisa científica na área das ciências sociais. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Tipos de pesquisa qualitativa: estudo de caso, pesquisa-ação, pesquisa (auto)biográfica, pesquisa etnográfica e pesquisa participante. A pesquisa bibliográfica e de campo.

  • Estágio I: Educação Infantil (128 HORAS)

    Observação, planejamento, execução, registro e avaliação de atividades pedagógicas em contextos institucionais de cuidado e de educação de crianças pequenas. Elaboração de propostas pedagógicas para Educação Infantil.

  • Psicologia da Educação III: Desenvolvimento e Aprendizagem da Vida Adulta (64 HORAS)

    Evolução do desenvolvimento na segunda e na terceira fases do ciclo vital. O desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social do adulto jovem e do idoso. Análise da situação do idoso na sociedade brasileira contemporânea (O Estatuto do Idoso). Mutações recentes nas sociedades contemporâneas e seus efeitos nos processos e políticas de subjetivação do adulto jovem e do idoso. Aspectos psicológicos da condição de excluído do adulto analfabeto e os efeitos da exclusão digital.

  • Dialogicidade e Formação Humana em Paulo Freire (64 HORAS)

    Vida e obra de Paulo Freire. Fundamentos filosóficos e antropológicos. A teoria da dialogicidade. A Pedagogia da Esperança e os direitos humanos. Concepções epistemológicas e educacionais. Saberes necessários ao fazer docente. Práxis fundamentadas na pedagogia freireana em ambientes escolares e não-escolares.

  • Seminário Integrador VI (32 HORAS)

    Mapeamento das experiências educativas não-escolares voltadas para o público infanto-juvenil. Reflexão sobre práticas e vivências a partir das abordagens teóricas desenvolvidas no semestre.

7º Semestre

  • Ensino da Língua Portuguesa (96 HORAS)

    A linguagem oral e escrita e o processo de comunicação humana; linguagem e classe social. A aquisição e o desenvolvimento da língua materna. O processo de aprendizagem da linguagem oral e da escrita; a fala e a escrita como forma de expressão crítica e criadora. Estágios de desenvolvimento da linguagem oral e escrita: tipos de produção, funções e atividades. O processo de alfabetização: abordagens teóricas e métodos. Tipos de leitura e seus objetivos. Ideologia subjacente aos textos escolares. O ensino da gramática na escola de Ensino Fundamental. Currículo e Avaliação no Ensino Fundamental.

  • Ensino de Geografia e História (96 HORAS)

    O desenvolvimento das noções de espaço e de tempo na criança; aspectos da geografia física: clima, vegetação, relevo e hidrografia; meio ambiente e relações sociais; localização, orientação e representação espacial; a quantificação do tempo; ordenação e duração temporal; simultaneidade; local; aspectos de geografia e de história do Brasil; regional e local. O ensino da geografia e da história nas escolas; relações topológicas, projetivas e euclidianas. Os movimentos da terra; os pontos cardeais e os colaterais; o calendário; as linhas do tempo; relações sociais e ecologia nas escolas; o lugar onde a criança vive; o trabalho de campo: aulas, visitas e excursões; a arte e o ensino da geografia e da história.

  • Prática Pedagógica no Ensino Fundamental I (48 HORAS)

    Problemas e desafios da prática pedagógica. Inovações no ensino fundamental. O Plano Nacional de Educação e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 anos O trabalho com a diversidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Articulação escola - família - comunidade.

  • Práticas Lúdicas (32 HORAS)

    Ludicidade e educação. Cultura lúdica e infância. Brinquedo como objeto cultural. O brinquedo e o desenvolvimento da criança. Práticas lúdicas e diversidade cultural. Ludoteca e escola: especificidades.

  • Seminário Integrador VII (32 HORAS)

    Planejamento, execução e avaliação da Intervenção Escolar e Comunitária: leitura e escrita.

8º Semestre

  • Ensino de Ciências (96 HORAS)

    Aprender ciências da natureza/do ambiente como um direito. O diálogo como atributo estruturante de aulas para crianças. As características próprias do ensino de ciências da natureza/do ambiente para as crianças da educação infantil. A organização dos tempos e dos espaços para as abordagens educativas, em classes de educação infantil. O uso de jogos e de brincadeiras, de literatura infantil, de música e de poesias. O uso de atividades vivenciais. O conhecimento físico na educação infantil. O que podemos ensinar em ciências da natureza/do ambiente para crianças, nos anos iniciais do ensino fundamental. O uso dos livros didáticos no ensino fundamental. O uso de livros paradidáticos, de literatura infantil ou infanto-juvenil. Atividades experimentais e aulas de campo. O uso das tecnologias da informação.

  • Ensino de Matemática (96 HORAS)

    PCN: a relação Professor de Matemática e Matemático. Metodologias para o ensino da Matemática: a Engenharia Didática e a resolução de problemas. Mediação no ensino da Matemática: a Sequência Fedathi. A concepção de número na Matemática e segundo Piaget. Expansão p-ádica de números naturais e o sistema de numeração. Operações fundamentais: algoritmos, epistemologia e justificativa. Geometria: a diferença entre desenho e figura. Construções geométricas usando instrumento. O desenvolvimento do raciocínio algébrico e seus estágios. Medidas de comprimento, área e volume. Números decimais e fracionários. Oficinas pedagógicas: aplicação das teorias e dos conceitos desenvolvidos usando materiais analógicos e digitais. Livros didáticos e paradidáticos.

  • Arte e Educação (64 HORAS)

    As linguagens artísticas e sua inserção no processo de formação humana. Histórico do Ensino de Arte no Brasil. O desenho no desenvolvimento infanto-juvenil. Vivências e reflexões sobre o musical, o poético, o teatral e o plástico-pictórico e o papel do professor como “educador estético”.

  • Prática Pedagógica no Ensino Fundamental II (48 HORAS)

    Problemas e desafios da prática pedagógica. Inovações no ensino fundamental na modalidade EJA. As exigências da formação docente. Princípios e especificidades na LDB, Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares Nacionais. Gestão de processos pedagógicos e produção de conhecimentos: docência e reflexão sobre a prática.

  • Seminário Integrador VIII (32 HORAS)

    Reflexão sobre as práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das abordagens teóricas desenvolvidas no semestre. Orientações sobre o TCC.

9º Semestre

  • Pesquisa e Prática Pedagógica III: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (48 HORAS)

    Planejamento do Trabalho Final de Curso, articulando temáticas e enfoques teóricos e metodológicos pertinentes ao Curso. O projeto de pesquisa: justificativa, questões orientadoras, delimitação do objeto de estudo, objetivos, metodologia. Coleta e análise de dados. O relatório de pesquisa.

  • Estágio II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (128 HORAS)

    Diagnóstico da escola como campo de estágio. Gestão da sala de aula: planejamento, execução e avaliação de um plano de estágio voltado para um fazer inovador e que colabore com a solução dos problemas detectados.

  • Educação Ambiental (64 HORAS)

    Fundamentos históricos, filosóficos e conceituais da educação ambiental. A agenda XXI e a carta da terra. Educação ambiental e sua contextualização (urbana e rural). Os novos paradigmas educativos e a dimensão ambiental. A dialogicidade e a práxis em educação ambiental.

  • Educação de Jovens e Adultos (64 HORAS)

    Elementos históricos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Legislação e programas da EJA. As orientações curriculares da EJA e a prática efetivamente vivenciada na escola. Fundamentos teóricos, concepções e práticas. Experiências do município.

  • Seminário Integrador IX (32 HORAS)

    Reflexão sobre as práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das abordagens teóricas desenvolvidas no semestre. Orientações sobre o TCC.

10º Semestre

  • Pesquisa e Prática Pedagógica IV: TCC (64 HORAS)

    Desenvolvimento e apresentação do trabalho final de Curso de acordo com regulamentação específica elaborada pela Comissão Interna de TCC (CIT) da FACED/UFC.

  • Estágio III: Educação de Jovens e Adultos (128 HORAS)

    Conhecimento da realidade educativa escolar relativa à EJA: formação dos professores; condições físicas e estruturais da escola. Metodologias de ensino e livro didático. Gestão da sala de aula: planejamento, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção.

  • Educação, Trabalho e Profissionalização (64 HORAS)

    Trabalho e escolarização como construções históricas. Trabalho escolar e trabalho docente. Escola como local de trabalho e o profissional do ensino como trabalhador. Trabalho docente na sociedade capitalista: contradições e formas de organização dos trabalhadores.

  • Seminário Integrador X (32 HORAS)

    Preparação para a apresentação do TCC.