Notícias do curso Licenciatura em Pedagogia.

Calendário do curso Licenciatura em Pedagogia.

Ementas do curso Licenciatura em Pedagogia.

Docência do curso Licenciatura em Pedagogia.

 

Pólos do curso Licenciatura em Pedagogia.


Informações Gerais do curso Licenciatura em Pedagogia.

Grade curricular do curso Licenciatura em Pedagogia.

 

Documentos e Formulários do Curso Licenciatura em Pedagogia

Ementas

1º Semestre

  • Filosofia da Educação I (64 HORAS)

    O saber filósofico e a educação. O conhecimento, a ética e a estética na pespectiva filosófica. Experiência e linguagem. Educação e valores.

  • Escola, Cultura e Sociedade: Abordagem Sociocultural e Antropológica I (64 HORAS)

    Função social da escola. O conceito de cultura em nossa sociedade e as relações de poder, Cultura, sociedade e diversidade. Relações entre escola, cultura e sociedade. A cultura escolar.

  • Educação a Distância (64 HORAS)

    Apresentação e Ambientação no Solar; Introdução em EAD; Autonomia em EAD; Tecnologia da Informação e Comunicação em EAD; A Educação Baseada na Web.

  • Língua Portuguesa: Produção Textual (64 HORAS)

    Linguagem e comunicação; Textos jornalísticos; Textos de Informação científica; Textos instrucionais; Textos epistolas; Textos publicitários.

  • Seminário Integrador I (32 HORAS)

    Trabalho grupal no Círculo Reflexivo Biográfico: narrativas sobre práticas e vivências ao longo da vida. Interpretação das experiências com apoio das abordagens teóricas desenvolvidas no semestre. Elaboração da Biografia Educativa.

2º Semestre

  • Filosofia da Educação II (64 HORAS)

    Críticas à razão na Modernidade. Contribuições de filósofos modernos e contemporâneos para a educação. Filosofia para crianças e jovens.

  • Pesquisa e Prática Pedagógica I: Metodologia da Pesquisa Científica (64 HORAS)

    A produção científica na univeridade. Exercício teórico-prático de acesso a fontes de informação e de elaboração de relatório. O uso da biblioteca e da internet na exploração de documentação Bibliográfica e de outras fontes. Diretrizes para a interpretação de textos. Noções sobre método de pesquisa.

  • Escola, Cultura e Sociedade: Abordagem Sociocultural e Antropológica II (64 HORAS)

    Contribuições da Sociologia e da Antropologia das temáticas que desafiam a escola hoje: violências, igualdade/diferença, princípio de comunidade, exclusão e discriminação. A escola e as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs).

  • Psicologia da Educação I: Desenvolvimento e Aprendizagem na Infância (64 HORAS)

    Processos de subjetivação na Infância. Principais características da cognição humana. Bases epistemológicas de teorias da gênese e do desenvolvimento da cognição. A dimensão desejante. (psicodinâmica) do ser humano.

  • Seminário Integrador II (32 HORAS)

    Aprofundamento das reflexões biográficas integrando as abordagens teóricas desenvolvidas no semestre. Análise do projeto pedagógico do Curso de Pedagogia Semipresencial com foco na discurssão sobre a função social do pedagogo.

3º Semestre

  • Psicologia da Educação II: Desenvolvimento e Aprendizagem na Adolescência (64 HORAS)

    Subjetivação da infância á adolescência. Mutações recentes nas sociedades contemporâneas e seus efeitos nos processos e políticas de subjetivação da adolescência. Temas desafiadores á psicologia da adolescência. O desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social do adolescente. Fatores influenciadores (biológicos e sociais) e regulação do desenvolvimento nos períodos.

  • História da Educação e da Pedagogia (64 HORAS)

    História da educação comparada e perspectivas históricas, desde a antiguidade clássica até a contemporaneidade. A história das idéias pedagógicas ocidentais, com ênfase nos discursos sobre a formação dos indivíduos e dos sistemas de ensino, entre os séculos XVI e XX. Elementos de história da África e das discurssões étnico-raciais na educação brasileira.

  • Educação em Direitos Humanos (64 HORAS)

    Direitos Humanos, democratização da sociedade, cultura de paz e cidadanias. O nascituro, a criança e o adolecente como sujeitos de direito: pespectiva histórica e legal. O ECA e a rede de proteção integral. Educação como direitos humanos na escola: princípios orientadores e metodologias. O direito á educação como direito humano potencializador de outros direitos. Movimentos, instituições e redes em defesa á educação. Igualdade e diversidade: direitos sexuais, diversidade religiosa e diversidade étnica. Os direitos humanos de crianças e de adolecentes nos meios de comunicação e nas mídias digitais.

  • Língua Brasileira de Sinais (Libras) (64 HORAS)

  • Seminário Integrador III (32 HORAS)

    Levantamento e reflexão sobre a situação de crianças e adolecentes no município a partir das abordagens teóricas desenvolvidas no semestre.

4º Semestre

  • Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (64 HORAS)

    Noções básicas de legislação educacional. Educação e sistemas educativos. Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nos contextos sócio-político, econômico e cultural brasileiros e cearences. A legislação da educação básica: estrutura, gestão e processo ensino-aprendizagem.

  • Educação e Tecnologias da Comunicação e da Informação (48 HORAS)

    Tecnologias para a educação. Conceitos e práticas de colaboração e cooperação. Virtual x real. Conhecimento x informação. As redes e as comunidades virtuais. Mapas conceituais. Páginas para web. A informatização da sociedade; definição, campo, e métodos da informática educativa; Tendências atuais da informática educativa; Diferentes usos do computador na educação: tipos de software educativo. A informática na educação básica. Introdução ao uso do computador como ferramenta no ensino de áreas específicas de conhecimento.

  • Didática Geral (96 HORAS)

    Sociedade e Educação Escolar. O papel da didática na formação do educador. O processo ensino aprendizagem e as exigências e emancipação humana. Os desafios do cotidiano da sala de aula. Planejamento, execução e avaliação do ensino aprendizagem.

  • Educação Infantil (64 HORAS)

    Infância e educação: concepções, políticas e práticas. Educação Infantil no contexto contemporâneo: características e legislação. A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais.

  • Seminário Integrador IV (32 HORAS)

    Planejamento, execução e avaliação da Intervenção Escolar e Comunitária voltada para a defesa e para a promoção dos direitos da criança e do adolescente, de acordo com as necessidades levantadas.

5º Semestre

  • Prática Pedagógica na Educação Infantil (64 HORAS)

    Especificidades do trabalho docente na Educação Infantil. Conhecimento e análise crítica de diferentes contextos institucionais de cuidado e de educação de crianças pequenas.

  • Educação Especial (64 HORAS)

    Educação especial no contexto da sociedade e da escola pública brasileiras. Políticas e desafios atuais. Características do aluno com deficiência sensorial, mental, motora e/ou outras dificuldades no desenvolvimento. Singularidades dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem e suas implicações educacionais.

  • Política Educacional e Gestão Escolar (64 HORAS)

    O Estado e suas formas de intervenção social. Políticas públicas no Estado capitalista. Política educacional como política social. Eixos definidores e relações de poder nas políticas educacionais contemporâneas no Brasil. Currículo nacional e avaliação. Centralização, descentralização e participação social. O financiamento da educação brasileira: recursos, fontes e formas de operacionalização. Gestão escolar e qualidade na escola. Projeto Pedagógico da escola.

  • História da Educação Brasileira e Cearense (64 HORAS)

    Educação brasileira e cearense na colônia e no império. Tradicionalismo e modernidade na educação republicana. Movimentos renovadores na educação cearense e o papel da Escola Normal. Aspectos da história local: principais instituições, acontecimentos e personalidades.

  • Seminário Integrador V (32 HORAS)

    Mapeamento e reflexão sobre a ação da escola e do município na educação infantil. Ações da gestão escolar para uma educação inclusiva.

6º Semestre

  • Pesquisa e Prática Pedagógica II: Introdução à Pesquisa Educacional (48 HORAS)

    A pesquisa científica na área das ciências sociais. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Tipos de pesquisa qualitativa: estudo de caso, pesquisa-ação, pesquisa (auto)biográfica, pesquisa etnográfica e pesquisa participante. A pesquisa bibliográfica e de campo.

  • Estágio I: Educação Infantil (128 HORAS)

    Observação, planejamento, execução, registro e avaliação de atividades pedagógicas em contextos institucionais de cuidado e de educação de crianças pequenas. Elaboração de propostas pedagógicas para Educação Infantil.

  • Psicologia da Educação III: Desenvolvimento e Aprendizagem da Vida Adulta (64 HORAS)

    Evolução do desenvolvimento na segunda e na terceira fases do ciclo vital. O desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social do adulto jovem e do idoso. Análise da situação do idoso na sociedade brasileira contemporânea (O Estatuto do Idoso). Mutações recentes nas sociedades contemporâneas e seus efeitos nos processos e políticas de subjetivação do adulto jovem e do idoso. Aspectos psicológicos da condição de excluído do adulto analfabeto e os efeitos da exclusão digital.

  • Dialogicidade e Formação Humana em Paulo Freire (64 HORAS)

    Vida e obra de Paulo Freire. Fundamentos filosóficos e antropológicos. A teoria da dialogicidade. A Pedagogia da Esperança e os direitos humanos. Concepções epistemológicas e educacionais. Saberes necessários ao fazer docente. Práxis fundamentadas na pedagogia freireana em ambientes escolares e não-escolares.

  • Seminário Integrador VI (32 HORAS)

    Mapeamento das experiências educativas não-escolares voltadas para o público infanto-juvenil. Reflexão sobre práticas e vivências a partir das abordagens teóricas desenvolvidas no semestre.

7º Semestre

  • Ensino da Língua Portuguesa (96 HORAS)

    A linguagem oral e escrita e o processo de comunicação humana; linguagem e classe social. A aquisição e o desenvolvimento da língua materna. O processo de aprendizagem da linguagem oral e da escrita; a fala e a escrita como forma de expressão crítica e criadora. Estágios de desenvolvimento da linguagem oral e escrita: tipos de produção, funções e atividades. O processo de alfabetização: abordagens teóricas e métodos. Tipos de leitura e seus objetivos. Ideologia subjacente aos textos escolares. O ensino da gramática na escola de Ensino Fundamental. Currículo e Avaliação no Ensino Fundamental.

  • Ensino de Geografia e História (96 HORAS)

    O desenvolvimento das noções de espaço e de tempo na criança; aspectos da geografia física: clima, vegetação, relevo e hidrografia; meio ambiente e relações sociais; localização, orientação e representação espacial; a quantificação do tempo; ordenação e duração temporal; simultaneidade; local; aspectos de geografia e de história do Brasil; regional e local. O ensino da geografia e da história nas escolas; relações topológicas, projetivas e euclidianas. Os movimentos da terra; os pontos cardeais e os colaterais; o calendário; as linhas do tempo; relações sociais e ecologia nas escolas; o lugar onde a criança vive; o trabalho de campo: aulas, visitas e excursões; a arte e o ensino da geografia e da história.

  • Prática Pedagógica no Ensino Fundamental I (48 HORAS)

    Problemas e desafios da prática pedagógica. Inovações no ensino fundamental. O Plano Nacional de Educação e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 anos O trabalho com a diversidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Articulação escola - família - comunidade.

  • Práticas Lúdicas (32 HORAS)

    Ludicidade e educação. Cultura lúdica e infância. Brinquedo como objeto cultural. O brinquedo e o desenvolvimento da criança. Práticas lúdicas e diversidade cultural. Ludoteca e escola: especificidades.

  • Seminário Integrador VII (32 HORAS)

    Planejamento, execução e avaliação da Intervenção Escolar e Comunitária: leitura e escrita.

8º Semestre

  • Ensino de Ciências (96 HORAS)

    Aprender ciências da natureza/do ambiente como um direito. O diálogo como atributo estruturante de aulas para crianças. As características próprias do ensino de ciências da natureza/do ambiente para as crianças da educação infantil. A organização dos tempos e dos espaços para as abordagens educativas, em classes de educação infantil. O uso de jogos e de brincadeiras, de literatura infantil, de música e de poesias. O uso de atividades vivenciais. O conhecimento físico na educação infantil. O que podemos ensinar em ciências da natureza/do ambiente para crianças, nos anos iniciais do ensino fundamental. O uso dos livros didáticos no ensino fundamental. O uso de livros paradidáticos, de literatura infantil ou infanto-juvenil. Atividades experimentais e aulas de campo. O uso das tecnologias da informação.

  • Ensino de Matemática (96 HORAS)

    PCN: a relação Professor de Matemática e Matemático. Metodologias para o ensino da Matemática: a Engenharia Didática e a resolução de problemas. Mediação no ensino da Matemática: a Sequência Fedathi. A concepção de número na Matemática e segundo Piaget. Expansão p-ádica de números naturais e o sistema de numeração. Operações fundamentais: algoritmos, epistemologia e justificativa. Geometria: a diferença entre desenho e figura. Construções geométricas usando instrumento. O desenvolvimento do raciocínio algébrico e seus estágios. Medidas de comprimento, área e volume. Números decimais e fracionários. Oficinas pedagógicas: aplicação das teorias e dos conceitos desenvolvidos usando materiais analógicos e digitais. Livros didáticos e paradidáticos.

  • Arte e Educação (64 HORAS)

    As linguagens artísticas e sua inserção no processo de formação humana. Histórico do Ensino de Arte no Brasil. O desenho no desenvolvimento infanto-juvenil. Vivências e reflexões sobre o musical, o poético, o teatral e o plástico-pictórico e o papel do professor como “educador estético”.

  • Prática Pedagógica no Ensino Fundamental II (48 HORAS)

    Problemas e desafios da prática pedagógica. Inovações no ensino fundamental na modalidade EJA. As exigências da formação docente. Princípios e especificidades na LDB, Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares Nacionais. Gestão de processos pedagógicos e produção de conhecimentos: docência e reflexão sobre a prática.

  • Seminário Integrador VIII (32 HORAS)

    Reflexão sobre as práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das abordagens teóricas desenvolvidas no semestre. Orientações sobre o TCC.

9º Semestre

  • Pesquisa e Prática Pedagógica III: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (48 HORAS)

    Planejamento do Trabalho Final de Curso, articulando temáticas e enfoques teóricos e metodológicos pertinentes ao Curso. O projeto de pesquisa: justificativa, questões orientadoras, delimitação do objeto de estudo, objetivos, metodologia. Coleta e análise de dados. O relatório de pesquisa.

  • Estágio II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (128 HORAS)

    Diagnóstico da escola como campo de estágio. Gestão da sala de aula: planejamento, execução e avaliação de um plano de estágio voltado para um fazer inovador e que colabore com a solução dos problemas detectados.

  • Educação Ambiental (64 HORAS)

    Fundamentos históricos, filosóficos e conceituais da educação ambiental. A agenda XXI e a carta da terra. Educação ambiental e sua contextualização (urbana e rural). Os novos paradigmas educativos e a dimensão ambiental. A dialogicidade e a práxis em educação ambiental.

  • Educação de Jovens e Adultos (64 HORAS)

    Elementos históricos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Legislação e programas da EJA. As orientações curriculares da EJA e a prática efetivamente vivenciada na escola. Fundamentos teóricos, concepções e práticas. Experiências do município.

  • Seminário Integrador IX (32 HORAS)

    Reflexão sobre as práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das abordagens teóricas desenvolvidas no semestre. Orientações sobre o TCC.

10º Semestre

  • Pesquisa e Prática Pedagógica IV: TCC (64 HORAS)

    Desenvolvimento e apresentação do trabalho final de Curso de acordo com regulamentação específica elaborada pela Comissão Interna de TCC (CIT) da FACED/UFC.

  • Estágio III: Educação de Jovens e Adultos (128 HORAS)

    Conhecimento da realidade educativa escolar relativa à EJA: formação dos professores; condições físicas e estruturais da escola. Metodologias de ensino e livro didático. Gestão da sala de aula: planejamento, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção.

  • Educação, Trabalho e Profissionalização (64 HORAS)

    Trabalho e escolarização como construções históricas. Trabalho escolar e trabalho docente. Escola como local de trabalho e o profissional do ensino como trabalhador. Trabalho docente na sociedade capitalista: contradições e formas de organização dos trabalhadores.

  • Seminário Integrador X (32 HORAS)

    Preparação para a apresentação do TCC.

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