Normas Gerais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES-RESOLUÇÃO N° 07/CEPE, DE 17 DE JUNHO DE 2005

No que concerne à obtenção das 200h de Atividades Complementares exigidas para todos os alunos dos cursos de Matemática, Química, Física, Português, Inglês, Espanhol, Pedagogia e Administração Pública, reiteramos a necessidade de todos os concludentes enviarem para a Secretaria Acadêmica, por meio do polo de apoio presencial, toda a documentação necessária (Certificados e Declarações) para a abertura do processo e posterior encaminhamento para análise e parecer por parte da respectiva coordenação de curso.Ressalto que as cópias de documentos devem ser conferidas com o original e assinadas pelo Coordenador de polo ou responsável por ele indicado.Em suma, deverá constar "Confere com o Original" e assinatura do responsável pelo polo em cada cópia de documento. 

É imprescindível que todos os certificados e declarações cheguem à Secretaria Acadêmica o quanto antes, pois trata-se de um processo com trâmite demorado e os alunos, caso tenham o pedido de aproveitamento indeferido , precisam ter tempo hábil para o envio de novos documentos a fim de que seja feita uma reanálise do processo. 

Por oportuno, esclarecemos que a Resolução 07 CEPE de 17 de junho de 2005, que dispõe sobre as Atividades Complementares nos cursos de graduação da UFC, deve ser integralmente lida e compreendida, a fim de que todas as dúvidas sejam sanadas e um eventual erro de compreensão acerca da obtenção das 200h exigidas seja afastado. Nesse sentido, apontamos, como exemplo, um dos maiores erros de entendimento vivenciados no último semestre: 

Exemplo: um aluno que realiza um curso qualquer, com duração de 300h, não terá, por certo, essas 300h contabilizadas para o aproveitamento das Atividades Complementares. Para o referido curso haverá um teto de aproveitamento, ou seja, apenas algumas horas desse curso serão efetivamente aproveitadas e contabilizadas no processo. Digamos que para esse curso de 300h o teto máximo de aproveitamento é de 50h. Nesse caso, apenas esse certificado de 300h não basta para o deferimento do processo. Serão necessários outros certificados que possam, após a soma de aproveitamento, chegar às 200h necessárias. Esse é o motivo pelo qual pedimos que os alunos nos enviem, de uma só vez, todos os certificados e declarações de cursos realizados no decorrer da vida acadêmica. Documentos enviados separadamente correrão o risco de fazerem parte de dois ou mais processos, aumentando assim a chance de ter o pedido de aproveitamento indeferido, pois a análise será feita processo a processo. 

Acrescentamos que documentos enviados por e-mail não serão recebidos e analisados. A conferência com o original deverá ser feita pela Coordenação do Polo, que, após esse procedimento, nos remeterão os documentos apresentados em um envelope destinado a cada aluno com a devida identificação e requerimento, especificando tratar-se de um pedido de aproveitamento de Atividades Complementares. Para isso, disponibilizamos o formulário específico, que deve ser preenchido pelo aluno ou responsável do polo e anexado aos certificados e declarações.Documentos soltos e sem qualquer especificação correrão o risco de não sofrerem o transcurso necessário. 

Por fim, reforçamos o pedido para que todos os documentos sejam enviados à Secretaria Acadêmica o quanto antes, pois aqueles recebidos na iminência da colação de grau correrão o risco de não serem analisados. 

Secretaria Acadêmica UAB/UFC.

Arquivos: 

 -  resolucao07cepe2005atividadescomplementaresgraduacao.pdf
Formulário de Atividades Complementares -  fomularioatividadecomplementaratualizado.pdf

Como funciona a Matrícula Institucional?

Se o aluno estiver impossibilitado de cursar o semestre e não atender aos requisitos para o Trancamento Total de Matrícula, deverá efetuar a Matrícula Institucional, garantindo, assim, seu vínculo com a Instituição. 

Esta matrícula poderá ser renovada a cada período letivo até o limite máximo de 4 (quatro) semestres, seguidos ou não, sendo este período computado para a integralização curricular. 

No entanto, para solicitar a Matrícula Institucional, o aluno precisa ter cursado pelo menos as disciplinas obrigatórias dos dois primeiros períodos do curso em que está matriculado.

Como funciona o Trancamento de Matrícula?

Há duas modalidades de trancamento: total e parcial. Em qualquer dos casos, o aluno deve encaminhar solicitação ao polo de ensino, que encaminhará posteriormente a solicitação para a Secretária Acadêmica. 

No trancamento parcial, o aluno pode solicitar trancamento em uma ou mais disciplinas em que já esteja matriculado, por desistência, desde que respeitado o limite mínimo de créditos no semestre corrente, que é característico para cada curso. O pedido deverá ser feito via polo de ensino, observando-se as datas estabelecidas e divulgadas no VDL. 

No entanto, é importante observar que o aluno só pode solicitar trancamento de uma determinada disciplina por desistência uma só vez. Para trancar uma disciplina que já tenha sido trancada anteriormente, o aluno só poderá requerer no caso de doença devidamente comprovada pelo Serviço Médico da Universidade. (Regimento Geral da UFC, Art. 101(b)) 

Para solicitar Trancamento Total, o aluno deverá preencher requerimento disponível no polo de ensino e estar enquadrado em um dos seguintes casos: 
Doença atestada pelo Serviço Médico da UFC; 
Mudança de domicílio para outra cidade; 
Exercício de emprego, atestado pelo empregador, quando houver concomitância de horários; 
Obrigação de natureza militar. 
Observação: O trancamento total de matrícula, renovável a cada semestre, não conta tempo para efeito de jubilação. No entanto, o aluno não pode manter o vínculo institucional por interrupção dos estudos, seja por Trancamento Total, seja por Matrícula Institucional ou por abandono temporário, por mais de quatro semestres, seguidos ou não, de acordo com o Art. 107 do Regimento Geral da UFC. 

No caso de trancamento parcial, o aluno deve permanecer matriculado no mínimo de créditos permitido pelo Curso. 

fonte: http://www.prograd.ufc.br/

Abaixo, disponibilizamos os formulários para Trancamento Total e Trancamento Parcial:

Arquivos: 
   -  arquivotrancamentototal.pdf
   -  formulariotrancamentoparcial2012.pdf

Como solicitar Aproveitamento de Disciplinas

É recomendável que o aluno, ao ingressar no curso para o qual prestou vestibular, dê entrada no processo de aproveitamento de estudos com as ementas de todas as disciplinas que ele julga poder aproveitar. 
Aos alunos veteranos, informamos que a partir de 2011.2 os processos de aproveitamento de estudos deverão ser solicitados no semestre anterior à oferta das disciplinas pleiteadas no processo de aproveitamento. 
Ressaltamos que em apenas um processo é possível solicitar o aproveitamento de todas as disciplinas que julgar passíveis de aproveitamento. 

Segue relação de documentos necessários para iniciar o procedimento: 

- Formulário de requerimento de aproveitamento de estudos (em anexo); 
- Histórico da Instituição de Ensino em que cursou as disciplinas que deseja aproveitar (Contendo nota e frequência); 
- Ementa (programa) das disciplinas da Instituição onde as cursou. 

Obs: O histórico e as ementas (programas) devem ser imprescindivelmente assinados e carimbados pela instituição emissora. Os documentos fora desse padrão não serão recebidos e, consequentemente, nenhum processo será aberto. 


A documentação deve ser enviada para o seguinte endereço: 

Universidade Federal do Ceará 
Av. Humberto Monte, s/n, bloco 901, 1o andar. 
Cep:60440-554 

Secretaria Acadêmica 
Cursos Semipresenciais UAB/UFC

Arquivos: 
  Formulário PROGRAD -  formularioprograd0001.pdf

Documentos para solicitação do Diploma

Segue a lista dos documentos necessários para solicitação do diploma de conclusão de curso: 

Cópia RG; 
Certidão de quitação eleitoral; 
Cópia da reservista (para homens); 
Nada consta expedido por uma das bibliotecas da UFC ( Não se enquadra nessa exigência algum documento fornecido pelo polo de apoio presencial). 

Com estes documentos, você solicita o diploma na PROGRAD: 
Endereço: Campus do Pici - Bloco 308 - CEP 60455-760 - Fortaleza - CE 
(Térreo do prédio da Biblioteca Universitária) 
Fone: (85) 3366 9498 
Fax: (85) 3366 9422 
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Página na Internet: www.prograd.ufc.br 

Obs: Os alunos residentes em municípios diferentes de Fortaleza poderão encaminhar os documentos necessários por meio do polo de apoio presencial,através de um representante, pois será necessário solicitar o nada consta na biblioteca. 

Abaixo disponibilizamos o formulário de requerimento.

Arquivos: 
   - solicitacaodediploma.pdf

Guia Prático dos Cursos de Graduação Semipresenciais

Prezados alunos, 

Com o intuito de familiarizá-los com a modalidade do Ensino à Distância (EaD), elaboramos um Guia Prático dos Cursos de Graduação Semipresenciais, prestando alguns esclarecimentos sobre as partes envolvidas no processo de concretização dessa modalidade ensino, bem como suas respectivas competências. 

Além disso, fornecemos um panorama geral sobre algumas informações acadêmicas que lhes poderão ser úteis ao longo do seu curso. 

Pedimos para que o leiam com atenção. 

Atenciosamente, 

Secretaria Acadêmica dos Cursos Semipresenciais 
UAB/UFC

Arquivos: 
   - guiapraticodoscursossemipresenciais.pdf

Lei 12089/09 - Lei que proíbe alunos de ocupar duas vagas de graduação em universidades públicas.

Nova Lei proíbe ocupação de mais de uma vaga pública por um único aluno.

Arquivos: 
   - lei12089.pdf

Lista de Hotéis e Pousadas para uso dos Tutores

Seguem em arquivo de PDF nomes, endereços e telefones de hotéis e pousadas existentes nos municípios onde se encontram os pólos. Esperamos que essas informações sejam proveitosas aos tutores que se deslocarão para ministrar as aulas.

Arquivos: 
   - relacaodepousadasehoteisparaostutores.pdf

Manual dos(as) Coordenadores(as) de Pólo

Prezados(as) Coordenadores(as) de Pólo, 

Com o propósito de orientá-los na melhor utilização da funcionalidade do Módulo Acadêmico para o Perfil de Coordenação de Pólo, a equipe técnica responsável pela manutenção desse sistema, da Secretaria de Tecnologia da Informação da UFC, elaborou o Manual do Usuário: Coordenação de Pólo, que apresenta sucintamente procedimentos que podem orientar a utilização desse perfil pelo(a) coordenador(a) do pólo. 

Em anexo, o Manual do Usuário: Coordenação de Pólo. 

Solicitamos que o leiam atentamente. 

Atenciosamente, 

Secretaria Acadêmica 
Cursos de Graduação Semipresenciais UAB/UFC

Arquivos: 
  Manual da Coordenação de Pólo - manualcoordenadorespolo1.pdf

Manual Enade 2011

Manual Enade 2011_18072011

Arquivos: 
   -  manualenade18072011.pdf

Nova metodologia de avaliação de aprendizagem

Tendo em vista a necessidade de uniformizar o sistema de avaliação de aprendizagem dos alunos dos Cursos de Graduação Semipresenciais, a Coordenação Geral da UAB/UFC, torna público o ofício circular nº001/2009 que discorre a respeito da nova metodologia de avaliação de aprendizagem. 
Salientamos que o novo método de avaliação tem como base os projetos pedagógicos dos cursos semipresenciais, os arts. 109 a 117 do Regimento Geral da UFC e o Decreto n.º 5.622, de 19 de dezembro de 2005. 

Atenciosamente, 
Secretaria Acadêmica dos Cursos Semipresenciais 
UAB/UFC

Arquivos: 
   - oficio0109uabufc.pdf

Novo roteiro para prestação de contas

Senhores professores conteudistas e tutores de disciplina, 


Destacamos que, a partir do dia 05.10.2010 a prestação de contas passa a ser efetuada na FCPC - Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, à Av. da Universidade, 2995, Benfica. Telefone para contato: 3521.3444, cinco dias uteis após a data do encontro. 

O atendimento para prestação de contas da UAB/UFC é realizado nas terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 18h, sem intervalo. 

Abaixo um novo roteiro referente aos procedimentos que devem ser adotados por todos os professores tutores de disciplina e conteudistas, no que tange à prestação de conta dos encontros presenciais dos cursos semi-presenciais de graduação. 

Na certeza de contar com todos, 

Atenciosamente, 

Instituto UFC Virtual

Arquivos: 
   - roteiroprestacaodecontas.pdf

Organização Curricular da Licenciatura em Matemática

Prezados(as) alunos(as), 

Informamos que a Coordenação Pedagógica do curso de Licenciatura em Matemática semipresencial UAB/UFC realizou reformulações na Organização Curricular do curso, com cada turma ingressante em diferentes semestres possuindo sua própria Organização Curricular. 

Sendo assim, o(a) aluno(a) deve ficar atento à Organização Curricular de sua turma e basear-se nela quando da efetuação de matrícula a cada novo semestre. 

Em anexo, a Organização Curricular de cada turma, de acordo com o seu ingresso no curso. 

Atenciosamente, 

Secretaria Acadêmica 
Cursos de Graduação Semipresenciais UAB/UFC

Arquivos: 
  Turma 2007.2 - organizacaocurricularturma2007.2.pdf
  Turma 2008.2 - organizacaocurricularturma2008.2.pdf
  Turma 2009.2 - organizacaocurricularturma2009.2.pdf

Orientações sobre a Reabertura de Matrícula

Para solicitar a Reabertura de Matrícula o aluno deve entregar o requerimento (anexo) no Pólo de ensino no período estipulado. Junto ao requerimento, o aluno deverá anexar uma exposição de motivos e seu histórico acadêmico. Na posse dos documentos, os pólos de ensino os enviarão à Secretaria Acadêmica que, por sua vez, dará entrada na Pró-Reitoria de Graduação, responsável pela análise e parecer. 
Caso o aluno tenha o pedido deferido, a coordenação de seu respectivo curso irá elaborar um Plano de Estudos que, junto com o Termo de Ciência, deve ser assinado pelo aluno. Somente após esse procedimento a matrícula é reaberta e o aluno passa a ter acesso, dentro do período definido pela Secretaria Acadêmica, à efetivação de sua matrícula. 
A Reabertura de Matrícula acontece todos os semestres em datas definidas pela Secretaria Acadêmica. A divulgação dessas datas será realizada pelos Pólos de ensino e no Portal do Instituto UFC Virtual.

Arquivos: 
  Requerimento de Reabertura de matrícula - requerimentoreaberturadematricula.pdf

Orientações sobre o Estágio Supervisionado

Prezado Aluno, 

Disponibilizamos no link abaixo um documento com orientações sobre o estágio supervisionado. Neste documento o aluno saberá o que fazer, quem procurar e onde buscar mais informações.

Arquivos: 
   - orientacoessobreestagiosupervisionadoatualizado.pdf

Portaria MEC 403/2009

Em atenção, aos coordenadores e tutores. 

A Portaria 403/2009 dispõe sobre a solicitação, autorização, concessão e prestação de contas de diárias, passagens e hospedagens no âmbito do Ministério da Educação, e dá outras providências. 

Esta Portaria, disponível abaixo, deve ser conhecida pelos coordenadores e tutores que gozam do benefício de diárias e passagens. 

Ressaltamos o Capítulo IV, art. 13, da Portaria 403/2009, que expõe que o beneficiado tem o prazo máximo de cinco dias após seu retorno para realizar a prestação de contas. 

Secretaria Acadêmica dos Cursos de Graduação Semi-Presenciais UAB/UFC

Arquivos: 
   - portariamec4032009.pdf

PROCEDIMENTOS ADOTADOS EM CASOS DE REPROVAÇÃO POR FREQUÊNCIA

A secretaria acadêmica disponibiliza, para fins de consulta, a resolução nº12/CEPE, de 19 de junho de 2008, que dispõe de procedimentos a serem adotados em casos de reprovação por frequência na UFC. 


Secretaria Acadêmica 
UAB/UFC

Arquivos: 
   - resolucao12cepe2008reprovacaoporfrequencia.pdf

Projeto Pedagógico BAGP

Este projeto trata da criação e da dinâmica de funcionamento do Curso de Graduação em Administração com Foco em Gestão Pública, na modalidade a distância, em nível de bacharelado, da Pró-reitoria de Graduação, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Arquivos: 
   - projetoadministracaopublicauabversaofinal.pdf

Projeto Pedagógico GAD

Este projeto trata da criação e da dinâmica de funcionamento do Curso de Graduação 
em Administração, na modalidade a distância, em nível de bacharelado, da Faculdade de 
Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), da Universidade Federal do 
Ceará (UFC).

Arquivos: 
   - projetouabfeaacadministracao.pdf

Relatório de Viagem

Prezado(a), 

Em anexo o Relatório de Viagem, formulário necessário para a prestação de contas, na Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura - FCPC, dos encontros presenciais. 

Atenciosamente, 

Secretaria Acadêmica 
Cursos de Graduação Semipresenciais UFC/UAB

Arquivos: 
  Relatório de Viagens - relatoriodeviagemparaprestacaodecontasgeral.pdf

RESOLUÇÃO/ FNDE/CD/ Nº 044, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006.

Estabelece orientações e diretrizes para a 
concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a 
participantes dos cursos e programas de formação 
superior, no âmbito do Sistema Universidade 
Aberta do Brasil.

Arquivos: 
  Resolução FNDE nº44 - resolucaofnden44.pdf

Segunda chamada de avaliações - procedimentos para solicitação

De acordo com o Regimento Geral da UFC, art. 110 § 3º: "Será assegurada ao aluno a segunda chamada das provas, desde que solicitada, por escrito, até 03 (três) dias úteis decorridos após a realização da prova em primeira chamada." 

Todavia, a concessão da 2ª chamada só é realizada nas seguintes hipóteses: 

1. Em caso de doença em pessoa ou em pessoa da família / parentes (até 2º grau) ou óbito em parente próximo, até 2º grau. 

2. Exercício de atividade profissional em dia e horário da aplicação da prova em 1ª chamada. 

3. Exercício de obrigações civis/militares em data e horário da aplicação da prova. 

4. Qualquer ocorrência combrobatória de força maior que impeça o comparecimento à prova. 

Em todos os casos, o(a) aluno(a) deve preencher o requerimento padrão (vide arquivo abaixo), em até 3 (três) dias úteis contados da aplicação da mesma em 1ª chamada e encaminhar para o Coordenador da disciplina/Prof. titular. 

ATENÇÃO - O(A) ALUNO(A) QUE FOR REPROVADO POR FREQÜÊNCIA (conceito F), NÃO TERÁ DIREITO A REALIZAR A PROVA DE SEGUNDA CHAMADA.

Arquivos: 
   - requerimentodesegundachamada.pdf

Termo de Desistência de Vaga

Prezados, 

Em anexo o Termo de Desistência de Vaga, para aqueles alunos aprovados e matriculados nos Cursos de Graduação semipresenciais UFC/UAB, que, no entanto, querem desistir oficialmente de sua vaga. 

Atenciosamente, 

Secretaria Acadêmica 
Cursos de Graduação Semipresenciais UFC/UAB

Arquivos: 
   - termodedesistenciadevaga.pdf

Transferência de Polo – Como solicitar?

Prezado(a), 

Para solicitar mudança do polo do qual se encontra matriculado, o aluno deve preencher o formulário do Pedido de Transferência de Polo e anexar a documentação comprobatória que justifique sua solicitação. 

Toda a documentação deve ser encaminhada à Secretaria Acadêmica ou ao polo de apoio presencial, que, por sua vez, deve encaminhá-la à Secretaria. 

Após a análise da solicitação pela coordenação do curso, que dependerá também da existência de vaga, o aluno terá seu pedido deferido ou não. 

Ressaltamos que a Secretaria Acadêmica disponibiliza anualmente um período específico para a transferência de polo, que, normalmente, é antes do período de matrícula. Aqueles interessados devem ter imprescindível atenção às datas especificadas para efetuar suas requisições. 
Atenciosamente, 

Secretaria Acadêmica 
Cursos de Graduação Semipresenciais 
UAB/UFC

Arquivos: 
  Formulário de Transferência de Polo - transferenciadepolo.pdf

TUTORIAL DO MÓDULO ACADÊMICO

Prezados Alunos, 

Estamos disponibilizando um tutorial com todas as informações necessárias para uma boa utilização do sistema acadêmico da Universidade. 
Sugerimos que todos os alunos leiam o tutorial até o fim, pois nele contém informações sobre o processo de matrícula,visualização e impressão de histórico e problemas de acesso (login e senha). 

Atenciosamente, 
Secretaria Academica dos Cursos Semipresenciais 
UAB/UFC

Arquivos: 
   - tutoriamoduloacademico.pdf

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

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